Plano de aula inclusivo - semana 1 | Inclusão na Escola

Plano de aula inclusivo – semana 1

Recebo diversos e-mails com pedido de plano de aula inclusivo, alinhado com a BNCC. Essa dúvida vem do fato de que não existe um campo específico destinado à educação inclusiva na BNCC. Resolvi postar um plano de aula por semana, para inspirar o trabalho dos professores na elaboração de boas práticas inclusivas.

Existem diversas formas para desenvolver experiências de aprendizagem para todos os alunos e atender as especificidades dos estudantes com deficiência. Elas se ampliam a partir da perspectiva da BNCC.

Este é o primeiro post da série “Plano de aula inclusivo”.

Vamos caminhar juntos?

Plano de aula inclusivo – semana 1

Público alvo – 4º ano

Componente curricular – História

Unidade temática – Transformações e permanências nas trajetórias dos grupos humanos

Objetos de conhecimento – O passado e o presente: a noção de permanência e as lentas transformações sociais e culturais

Habilidades – (EF04HI03) Identificar as transformações ocorridas na cidade ao longo do tempo e discutir suas interferências nos modos de vida de seus habitantes, tomando como ponto de partida o presente.

Objetivos de aprendizagem –

Conhecer a história da cidade onde mora e as transformações a que foram submetidas ao longo dos anos.

Proposta de atividade – Pesquisar materiais (vídeos, fotos, jornais, revistas, etc) que mostrem a cidade em diversos momentos históricos. Se possível tenha como referência um mesmo local, por exemplo uma praça ou rua comercial, isso ajudará a visualização das mudanças de acordo com o tempo.

Construa com as alunas e alunos uma linha do tempo através das imagens e promova uma conversa para a identificação das transformações, possíveis agentes, o que a cidade ganhou e o que a cidade perdeu.

Sugestão para atender a especificidade de estudantes com TEA e Deficiência intelectual

Crianças com deficiência intelectual ou transtorno do espectro autista tem dificuldade para assimilar conceitos abstratos, como a linha do tempo, por exemplo. O uso das imagens ou vídeo facilita a compreensão e para deixar esse conceito mais claro, faça primeiro a linha do tempo da criança através de imagens.

Interaja com a família para fornecer as fotos e produzir esse material. Faça uma linha horizontal no meio de uma cartolina, colocando como ponto inicial a data de nascimento da criança e acrescente as outras imagens de acordo com a ordem cronológica. Inicie com poucos marcos, por exemplo o nascimento, aos 5 anos e aos 10 e amplie conforme o interesse e possibilidade do estudante.

Depois de desenvolver essa atividade, faça o mesmo conceito para construir a linha do tempo da cidade.