Inclusão para todos | Inclusão na Escola

Inclusão para todos

.
A palavra inclusão é associada à pessoa com deficiência, mas ela é ampla, abrangendo minorias étnicas, alunos com dificuldades emocionais pontuais, dificuldades de aprendizagem específicas, estrangeiros, déficit de atenção, hiperatividade, dentre outros. Esses são quadros frequentes que desafiam os professores no cotidiano da sala de aula.
.
A escola mudou. É necessário identificar as dificuldades dos alunos para elaborar novas possibilidades que orientem o processo de ensino e aprendizagem, a partir da individualidade de cada aluno.
.
Educar é um processo complexo e encantador.
.
Somos desafiados a refletir e rever questões o tempo todo. Quebrar paradigmas e olhar o educando com empatia fazem parte desse desenvolvimento.
.
Educar pessoas com necessidades educativas especiais também envolve um processo contínuo. O aluno precisa ser olhado a partir da sua necessidade.