Quem somos | Inclusão na Escola

INSTITUTO INCLUSÃO NA ESCOLA

A Lei Brasileira de Inclusão (LBI), que garante o acesso e a permanência de estudantes com deficiência na rede pública ou privada, ainda não saiu do papel na maioria das escolas brasileiras.

Os desafios da educação inclusiva  vão desde a formação específica dos profissionais da educação até os recursos mínimos para viabilizar a participação de estudantes com deficiência.

O Instituto Inclusão na Escola foi fundado com o objetivo de oferecer formação continuada e suporte pedagógico a quem tem o poder de mudar essa realidade: professores e professoras, equipes de coordenação pedagógica e gestão escolar e todas as pessoas envolvidas no processo de ensino-aprendizagem.

Para tanto, o Instituto Inclusão na Escola busca firmar parcerias com redes de ensino e escolas para subsidiar seus projetos.

Silvia Ferraresi

Minha paixão pela educação inclusiva começou há mais de 30 anos, no curso de magistério. Desde então minha formação acadêmica foi direcionada para atuar com pessoas com deficiência.

Sou fisioterapeuta, graduada e especializada em reabilitação infantil. Formada em pedagogia e mestranda em educação.

Idealizei o Instituto Inclusão na Escola para realizar o sonho de ver todas as alunas e alunos na escola pertencendo e aprendendo. Isso só acontecerá, quando a formação continuada no Brasil trouxer recursos práticos para os professores desenvolverem aulas que contemplem a diversidade de alunos presente na sala de aula.

Minha missão é promover formação continuada para professores de forma prática.  E a partir disso, ver todos e cada um dos alunos aprendendo e usando esse conhecimento para exercer a cidadania em igualdade de oportunidades.