11 nov As contribuições da BNCC para uma educação inclusiva
Com o objetivo de garantir uma aprendizagem comum, Base Nacional abre possibilidades para ampliar cultura de inclusão na escola
Por Silvia Ferraresi
O ano termina e, com ele, começa o planejamento escolar para 2019. O próximo ano será repleto de novidades na área da educação e uma delas, em especial, provocará mudanças significativas em todo o país. Trata-se da chegada, na prática, da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) à grande parte das escolas brasileiras.
A BNCC estabelece os conteúdos essenciais e as competências que os estudantes deverão desenvolver ao longo de toda a educação básica. Durante 2018, o documento orientou a elaboração do currículo nas redes estaduais e municipais do país. Para os próximo ano, as equipes docentes deverão começar a implementar estratégias pedagógicas orientadas pela Base Nacional.
E como determina a legislação, as escolas particulares também deverão se alinhar à BNCC. Como seu objetivo é garantir uma aprendizagem comum a todos os estudantes, ela abre possibilidades de construção de uma educação cada vez ainda mais inclusiva também na rede privada. Se a Base não está em pauta em sua unidade, ainda dá tempo de se informar e garantir estratégias e recursos pedagógicos para que todos aprendam.
Diferenças entre BNCC e currículo
Embora digam respeito ao que crianças e adolescentes aprenderão em sala de aula, a Base Nacional Comum Curricular e o currículo são documentos distintos.
• O currículo são as ações voltadas para o projeto pedagógico da unidade escolar
• Já a Base Nacional indica direitos e objetivos para a aprendizagem, mas não define o formato como o processo de ensino-aprendizagem será desenvolvido
Ou seja, a BNCC apresenta o conjunto de conhecimentos e habilidades que os estudantes devem aprender e desenvolver ao longo de cada ano. Já o currículo é o “caminho” que as escolas seguirão para garantir esses direitos. Ela, portanto, não é um currículo em si, mas parte dele.
O que a Base Nacional diz
O documento atual trata da educação infantil e do ensino fundamental e é constituído por 10 competências gerais que todas as crianças e adolescentes devem aprender e expandir, sendo elas:
O desenvolvimento dessas competências ao longo da escolarização dos estudantes constituirá pessoas com atitudes, valores e ações tão necessários em tempos de tanta intolerância.
A BNCC e a educação inclusiva
A Base Nacional Comum Curricular é um grande avanço para a educação brasileira, pois abre oportunidades para uma educação mais inclusiva, que parta do olhar para o aluno e suas singularidades. Ela amplia as possibilidades para que as escolas busquem novas alternativas para ensinar a todos. Sendo assim, dialoga com os princípios do Desenho Universal para a Aprendizagem (DUA), que são:
• Proporcionar diversos meios para a aprendizagem
• Proporcionar diferentes formas para expressão do que foi aprendido
• Manter a motivação e permanência dos estudantes
Por tudo isso, elaborar o plano pedagógico 2019 de sua escola será um desafio diferente. Muitos paradigmas deverão ser quebrados para entrarmos em um novo tempo da educação. E essa mudança precisa começar com o professor rompendo seu próprio padrão de funcionamento e se abrindo para enxergar a educação além do desempenho no boletim.
Precisa de ajuda nesse caminho?
Nós do Inclusão na Escola podemos caminhar com você no processo de construção de um currículo alinhado com a BNCC — e em outras demandas relacionadas à inclusão de alunos com deficiência, autismo ou dificuldades de aprendizagem. Nossos principais serviços são:
• Formação de capacitação de professores, equipe gestora e demais envolvidos com o processo ensino e aprendizagem
• Mentoria para a implementação do processo
• Assessoria para o desenvolvimento do plano e currículo
Entre em contato pelo site ou envie um e-mail para silvia@inclusaonaescola.com.br para mais informações. Vamos juntos fazer sua escola ser cada vez mais inclusiva!
Como criar estratégias pedagógicas inclusivas seguindo a BNCC
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