Minha Escola Precisa? - Inclusão na Escola

Minha escola precisa?

.
A presença cada vez maior de alunos público-alvo da educação especial nas escolas regulares ainda gera muitas dúvidas e dificuldades pelas escolas Brasil afora.
.
Abaixo listamos várias questões recorrentes, que podem ser trabalhadas através de nosso apoio.

Questões comuns para professores

Meu aluno tem deficiência intelectual, não se comunica, não lê e não escreve. O que faço com ele em sala de aula?

Tenho muitos alunos e um deles não acompanha o grupo. Como posso atender sua necessidade educativa específica no contexto da turma?

Meu aluno não para dentro da sala de aula. Sua indisciplina atrapalha o rendimento dos demais. O que fazer?

Tenho um aluno com Síndrome de Down e ele não consegue avançar em matemática. Que estratégia posso utilizar para ajudar nesse processo?

Como avalio o meu aluno autista? Eles devem usar o mesmo currículo que os demais?

Tenho um aluno com deficiência intelectual e não sei me comunicar com ele. O que fazer?

Meu aluno com deficiência intelectual pode fazer prova? Ela deve ser a mesma dos demais alunos? Como o avalio, se não sei o que fazer com ele em sala de aula?

Dou aula para uma sala de alfabetização e não sei como proceder com meu aluno com deficiência intelectual. Como saber se ele tem potencial para aprender a ler e escrever?

Não escolhi essa sala com aluno de inclusão, não estou preparada.

Minha rotina em sala já me ocupa por inteiro. Não tenho tempo para elaborar adaptações. Como fazer neste cenário para pensar na necessidade individual de determinados alunos?

Para coordenadores e gestores

Tenho professores que não estão satisfeitos com o processo de inclusão de alguns alunos.

Professores me questionam se podem adaptar e como fazer no caso de um aluno com deficiência intelectual.

Professores me pedem sugestões de tarefas para alunos com dificuldade de aprendizagem. Como defini-las levando em conta que cada necessidade especial é individual?

Professores me pedem ajuda para o registro do processo de aprendizagem do aluno. Existe algum padrão para esse processo?

Existem leis ou regras para adaptação curricular?

A lei me obrigou a aceitar alunos de inclusão, mas minha escola não está preparada por completo. Qual deve ser minha primeira ação para começar este processo?

Tenho uma psico-pedagoga e/ou psicóloga na equipe, mas meus professores ainda têm muitas dificuldades para uma inclusão efetiva.

Estou sofrendo pressão de pais que cobram a aprendizagem do filho com deficiência intelectual.

O aluno com deficiência está na escola para socializar ou para aprender?

Como adequar minha escola à Lei Brasileira de Inclusão?

Além da escola pública, a lei também exige que a escola privada tenha o Atendimento educacional especializado (AEE)?

Se você se identificou com alguma dessas questões ou dificuldades, nosso trabalho pode ajudar sua escola. Faça agora mesmo um contato conosco e solicite uma visita.