Início do ano letivo - Inclusão Escolar | Inclusão na Escola

Início do ano letivo – Inclusão Escolar

Sempre adorei o início do ano letivo. Adorava buscar a lista de material, procurar os melhores preços indo às lojas, já que não existia o “google”. Essa pesquisa era feita andando de papelaria em papelaria, com a lista na mão, comprando a borracha em um lugar, os cadernos em outro e os livros num terceiro local. Eu considerava aquilo uma diversão. Ainda tenho na memória o cheiro dos livros novos, a preparação para encapá-los, etiquetá-los…. enfim tudo isso fazia parte do meu ritual do início de ano. São momento guardados na memória com carinho. Tento de alguma forma repetir com meus filhos.

Tirando o saudosismo, envolver a criança neste início de ano letivo é motivador. Vale reforçar a importância de que a motivação deve vir do incluir e não do consumir. Melhor do que ficar louca com os pedidos dos cadernos mais caros só por causa da estampa do personagem do momento, é customizar um que seja a sua cara!

A preparação para o início do letivo escolar tem outros desdobramentos. A escola se organiza para receber os novos alunos, proporciona formação para os professores, orienta e direciona para alcançar os objetivos definidos para aquele novo ano.

E os pais? Onde está a atenção deles neste período? Janeiro é um mês desfavorável para o bolso, as despesas com IPVA, IPTU, material escolar e férias das crianças, são suficientes para ocupar nossa mente e causar preocupação. Mas existem outras questões tão importantes quanto, que merecem nossa atenção.

Especialmente para as crianças com alguma dificuldade de aprendizagem ou deficiência, a preparação do novo ano escolar é imprescindível, no que diz respeito à escola e aos pais. A equipe escolar deve se planejar para atender as necessidades educativas deste aluno, em relação ao acesso físico e ao conteúdo. Isto inclui conhecer o aluno, interagir com a família e equipe terapêutica, adequando os recursos para facilitar o seu aprendizado.

As famílias também devem participar deste processo, conhecendo a escola, tendo uma relação de parceria com a equipe atuante e principalmente proporcionando um ambiente rico em aprendizagem. Iniciar o ano escolar com um planejamento da rotina é vital para a organização do aluno. Criança com rotina é mais segura e aprende melhor. As atividades da casa são ótimos momentos para a aprendizagem. Preparar um bolo, colocar a mesa ou fazer a lista para o supermercado são oportunidades lúdicas para estudar matemática, português e tantas outras disciplinas. Além disso, estes momentos serão gravados na memória do seu filho, sendo parte importante para a construção dos laços entre vocês.

Para finalizar este texto, farei a pergunta que não quer calar:

Vocês pais estão preparados para o ano letivo de 2018?

Dia 30/01 faremos uma Live com 10 dicas para auxiliar na inclusão do seu filho, onde trataremos sobre diversos assuntos importantes para o planejamento do ano escolar.

Inscreva-se no link:
10 dicas para auxiliar na inclusão do meu filho